quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uma das melhores vozes do rock, Janis morreu há 40 anos

No dia 4 de outubro de 1970, ainda abalado pela morte prematura de Jimi Hendrix no mês anterior, o mundo do rock teve de encarar outra perda absurda. Naquele dia, que nesta segunda (4) completa 40 anos, morria Janis Joplin.



Por Fabian Chacur, do R7

Vítima de uma overdose possivelmente acidental, a cantora americana tinha apenas 27 anos, mesma idade de Hendrix. Embora ainda muito nova, a texana nos deixou um dos mais importantes legados da história do rock.



A garota tímida tornou-se fã do blues ainda menina, fascinada por cantoras como Bessie Smith. Aos poucos, foi também se apaixonando pelo rock and roll, e a mistura desses dois gêneros musicais e também de soul e country marcaram sua trajetória.



Em 1966, ela entrou na banda californiana Big Brother & The Holding Company, e a levou ao estrelado com seu segundo álbum, o hoje histórico Cheap Thrills (1968), do qual faz parte sua arrasadora releitura de Summertime e também a explosiva Ball And Chain.



Graças a uma performance simplesmente eletrizante no festival de Monterey, nos Estados Unidos, Janis rapidamente se transformou em uma sensação no cenário do rock.



Sua voz potente e com fortes influências da música negra, além da presença de palco marcante, a tornaram um dos grandes ícones da geração hippie. Em 1969, Janis saiu do Big Brother, lançando I Got Dem' Ol' Kosmic Blues Again Mama.



Se em termos artísticos a intérprete se mostrou revolucionária, aliando isso a seu visual cigana imitado por fãs nos quatro cantos do planeta, a vida pessoal de Janis sempre foi complicada, com direito a romances conturbados, excessivo consumo de drogas e uma insegurança constante.



Em 1970, estava finalizando as gravações de um novo álbum quando foi encontrada morta. Ironicamente, ela só precisava colocar a voz em uma última canção para fechar o álbum. O título: Buried Alive In The Blues (enterrada viva no blues).



Lançado no ano seguinte, Pearl (pérola, um de seus apelidos) logo se mostrou uma verdadeira obra-prima, atingindo o primeiro lugar nas paradas de todo o mundo graças a faixas excepcionais como Move Over, Cry Baby, A Woman Get Lonely e especialmente Me And Bobby McGee.



Janis Joplin influenciou e influencia gerações de cantoras, entre as quais Stevie Nicks, Joss Stone, Amy Winehouse, Angela Ro Ro e inúmeras outras. Seus discos continuam em catálogo, conquistando novos fãs a cada ano. Descanse em paz.


Janes Joplin s2 Eterna

http://www.youtube.com/watch?v=5NH68v5WyIw

Nenhum comentário:

Postar um comentário